Desde 2005 a AES vem operando uma HTIU com sucesso. A tecnologia do Incinerador utilizada pela AES foi desenvolvida e fornecida pelo Estado dinamarquês.
O incinerador é utilizado para incinerar resíduos perigosos sólidos e líquidos, como óleo usado, solventes orgânicos, borra de tinta, lacas, plástico, materiais sintéticos, borracha, produtos químicos, etc.
O incinerador é composto por um sistema de alimentação, forno rotativo, câmara de combustão secundária, sistema de resfriamento de gases de combustão , limpeza de gases de combustão, sistema de controle, sistema de monitoramento contínuo de emissões e uma unidade integrada de tratamento de água onde a água do sistema de limpeza de gases de combustão é tratada.
O incinerador AES destrói o material residual a uma temperatura operacional de 1.100°C dentro do forno rotativo e a subsequente câmara de combustão secundária que garante a destruição dos componentes orgânicos igualmente a uma temperatura de 1.100°C. Os resíduos sólidos finais após a incineração são coletados e encaminhados com segurança para aterro certificado pela AES.
O sistema de limpeza de gases de combustão está equipado com filtros de mangas, têmpera e lavador de gases, o que garante a conformidade com o requisito de emissão conforme especificado na diretiva da UE 2000/76/CE sobre a incineração de resíduos perigosos.