Contacto

Para o tratamento de cascalhos de perfuração contaminados com lama à base de óleo, resíduos de centrifugação, lodo de fundo, água de despejo , etc., a AES usa Unidades de Dessorção Térmica (TDUs).

O processo TDU é brevemente descrito como um processo de decapagem térmica indireta, que aquece os cascalhos de perfuração, resíduos de centrifugação, lodo de fundo, etc. em uma câmara controlada, permitindo a extração e recuperação dos líquidos (óleo e água) do produto residual.

O processo TDU reduz o volume de resíduos ao extrair/recuperar o óleo do fluxo de resíduos.

O óleo recuperado (99% de recuperação) é de altíssima qualidade e é adequado para reutilização na fabricação de nova lama de perfuração. A recuperação é conseguida sem modificações na estrutura molecular do óleo recuperado.

Os sólidos tratados contêm menos de 1% de hidrocarbonetos e são descartados em aterros aprovados pela AES. O processo TDU reduz o volume de resíduos para 50-70%, reduzindo igualmente a quantidade de transporte rodoviário (caminhões) fora das bases de abastecimento de Petróleo e Gás, o que novamente reduz a emissão de carbono, bem como os riscos associados ao transporte rodoviário.

Desde 2005, a AES tratou mais de 400.000 toneladas via AES TDUs e recuperou/reciclou mais de 68.000 toneladas (85.000 m 3 ) de óleo base.